terça-feira, 6 de maio de 2014

Trabalhando sensações com os pequeninos

Fiz esse Tapete das Sensações há um tempo atrás para trabalhar o tato. Os maiores caminhavam descalços sobre o tapete, seguindo as pegadas. Com os pequenos deixamos que engatinhem sobre o tapete para sentirem as texturas, logicamente eles param para tentar arrancar e vez por outra se abaixam para por a boca e assim sentir melhor os materiais.



Outra atividade legal é utilizar plástico bolha para que os pequenos passem por cima. Na verdade são poucos os que se aventuram, a maioria fica com receio e só testa as bordas. Interessante observar a reação deles, essa menina por exemplo, ao engatinhar estourou uma bolha, no mesmo instante ela sentou e não quis mais se mover, hesitou bastante em prosseguir. 


Trabalhar com rolinhos também é legal, aqui utilizei rolos de papel higiênico revestidos com material texturizado, para os pequenos manusearem. Utilizei tecido, lixa, plástico bolha, papel micro ondulado, espuma, entre outros. Coloco os rolinhos dentro de uma caixa e faço suspense antes de abrir, depois brincamos com os rolos. Passo na mão dos menores, nos pezinhos... os maiores obviamente levam tudo à boca.




Para trabalhar quente e frio, coloquei água quente (em uma temperatura segura para não se machucarem) em uma garrafa pet pequena e água gelada em outra. Como sempre, a boca prova tudo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o blog e deixar seu comentário!!!